A empresa italiana que criou válvulas para ventiladores utilizando impressão 3D adaptou máscaras de snorkeling da Decathlon, que têm a particularidade de cobrir toda a cara, para funcionarem como máscaras de ventiladores. Os engenheiros da Isinnova, sedeada em Brescia, um dos epicentros da Covid-19 no norte de Itália, colaboraram com o médico Renato Fevero, que teve a ideia em consequência da falta de meios disponíveis nos hospitais.
Em declarações ao jornal Corriere della Sera, Alessandro Coraioli, engenheiro da Isinnova, referiu que o Dr. Renato Fevero apresentou a ideia “após ter sabido, através de um médico do Hospital Chiari, que tínhamos produzido válvulas de emergência para respiradores”.
Coraioli referiu que “após análise da proposta do médico, concluímos que a máscara Decathlon Easybreath era a mais adequada e tinha a vantagem de estar disponível em grandes quantidades”. Os engenheiros da Isinnova contactaram a Decathlon, que forneceu o desenho do produto para facilitar o trabalho dos makers. A marca especializada em desporto também terá disponibilizado máscaras para a experiência.
Após três horas de estudo de como funcionam as máscaras CPAP (de pressão positiva), cinco engenheiros da Isinnova desenharam e imprimiram os adaptadores que permitem ligar as máscaras da Decathlon aos tubos usados nos hospitais. Houve um cuidado em criar “produtos tão comerciais quanto possível, capazes de se adaptar à maioria das mangueiras usadas em hospitais”, garantiu Coraioli.
Segundo o mesmo jornal, estas máscaras foram testadas com sucesso no Hospital Chiari e a Proteção Civíl de Brescia já comprou 500 máscaras à Decathlon. Os acessórios impressos em 3D continuam a ser oferecidos pela Isinnova, que partilhou no site as instruções para construir o adaptador, bem como os ficheiros para todos os que quiserem fazer a impressão.
Só para emergências
Apesar de os testes estarem a correr bem, os responsáveis pelo projeto esclarecem que estas máscaras não são certificadas e, como tal, só devem ser usadas em caso de emergência, quando não estão disponíveis as máscaras apropriadas. Nem estas máscaras podem ser aplicadas de forma universal pelos hospitais: os pacientes têm de assinar uma declaração para autorizar o uso de um dispositivo biomédico não certificado.
Ideais para proteção contra o vírus?
Desde que a Covid-19 se transformou numa pandemia que surgiram nas redes sociais muitas fotos e vídeos de pessoas a usar máscaras de snorkeling para proteção. Uma ideia que foi aprofunda por mais um projeto open source, desta vez da iniciativa de dois médios: David Kohn e Dr. Cristian Muñiz.
Esta é uma ideia mais simples que a adaptação das máscaras para uso em ventiladores, mas usa as mesmas máscaras de snorkeling do projeto italiano. No caso do Free 3D Print Model for Customizing a Snorkeling Mask Into a Vírus Protection Mask, foram desenhados adaptadores para adicionar filtros HME.