O avião elétrico da NASA está a ser desenvolvido desde 2015 e está a pelo menos um ano de cruzar os céus em teste. A NASA decidiu que a integração de dois dos maiores motores elétricos que irão alimentar o avião marcava um bom momento para mostrar o progresso ao público e levantou a cortina sobre como está o X-57 Maxwell neste momento.
Em paralelo à apresentação do aparelho ao público, a agência mostrou ainda um simulador recentemente finalizado e que permite a engenheiros e pilotos obter a sensação de como será estar no comando do aivão elétrcio, noticia a Reuters.
A NASA tem uma linha de aeronaves experimentais há décadas, mas este modelo é o primeiro a ser desenvolvido em 20 anos. O objetivo da NASA é desenhar e fornecer tecnologia que poderá definir os standards que os fabricantes privados possam vir a usar depois para obter certificação governamental. «Estamos focados em aspetos que possam melhorar toda a indústria e não apenas uma empresa», ecplicou Brent Cobleigh, gestor de projeto da NASA. «O objetivo é voar este modelo em finais de 2020».