O Hubble tem três pares de giroscópios, cada um com um modelo antigo e outro mais recente. O telescópio consegue operar com dois deles apenas, mas as condições ideiais são três a funcionar. Há alguns dias, a equipa da NASA responsável por esta missão teve de colocar o telescópio em modo de segurança, depois de ter registado avarias: o Hubble ficava apenas com dois giroscópios dos novos a funcionar em boas condições e um terceiro que estava adormecido intencionalmente.
Os responsáveis avançam agora que há boas notícias: a equipa operacional no solo conseguiu reativar este terceiro giroscópio adormecido e vai realizar testes para avaliar a performance em condições semelhantes às que encontrará durante as observações, incluindo mover-se para alvos, fixar alvos e fazer pontaria com precisão, noticia o ArsTechnica. Este terceiro componente adormecido estava a apresentar sintomas de finais de vida e agora, ao ser reativado, ainda tinha alguns problemas, como bloqueios que impediam o normal funcionamento. A equipa fez algumas manobras, incluindo virá-lo em direções opostas, no sentido de eliminar este bloqueio.
Os investigadores esperam realizar os testes necessários nos próximos dias e retomar as observações feitas com o Hubble.