Parece uma manta, move-se como uma manta e é uma… MantaDroid. O novo autómato criado na Universidade Nacional de Singapura tem vindo a prolongar o seu momento de fama com vários vídeos na Internet que revelam uma surpreendente semelhança com a forma como uma verdadeira manta movimenta as barbatanas para se deslocar.
A MantaDroid não terá mais de 35 centímetros de comprimento, mas consegue deslocar-se a uma velocidade de cerca de 70 centímetros por segundo, com os movimentos das duas barbatanas de polímero flexível. A autonomia energética está fixada em 10 horas sem interrupções.
Questionados pela Reuters, os mentores deste robô explicam que grande parte do sucesso deste projeto reside precisamente no uso de materiais flexíveis (em vez de múltiplos componentes ligados por juntas e articulações) que permitem uma adaptação mais eficaz em cenários dominados pela hidrodinâmica.
Nos tempos mais próximos os investigadores da Universidade Nacional de Singapura contam desenvolver um modelo de cerca de 70 centímetros de comprimentos. Os primeiros ensaios em mar alto também constam na agenda de desenvolvimento dos investigadores.
Pode ver neste vídeo produzido pela Universidade Nacional de Singapura a MantaDroid em ação.