Não houve quem dissesse «olha o passarinho», nem sequer comparações com as selfies da atualidade. Mas é uma das provas de vida da ExoMars que acabam de chegar aos centros de comando da Agência Espacial Europeia. A imagem foi captada pelo denominado Sistema de Imagens a Cores e em Stereo da Superfície (CaSSIS), que integra uma das principais sondas da missão. A imagem, além de confirmar que as comunicações (a 2 Mbps) entre a ExoMars e a Terra estão bem de saúde, serve ainda de comprovativo da operacionalidade do próprio CaSSIS. É a primeira imagem captada – e enviada – com sucesso durante a missão ExoMars, refere a Agência Espacial Europeia (ESA).
O CaSSIS está integrado no Orbitador de Deteção de Gases (TGO), uma sonda que tem como missão descobrir substâncias gasosas raras. A ESA explica que a imagem resulta da junção de duas outras que foram tiradas aleatoriamente após uma rotação das câmaras.
A produção desta imagem exigiu técnicas de offset, que contrabalançam imagens negativas e positivas e facilitam a localização de estrelas (os pontos claros e escuros que se veem no meio do granulado da imagem). A imagem aqui apresentada tem apenas uma parcela da dimensão dos originais.
A ESA justifica esta opção com a necessidade de tornar as imagens percetíveis para olhos do público As imagens foram captadas junto do polo celestial do sul de Marte.
A Exomars descolou da Terra a 14 de março. O veículo espacial que se encontra atualmente a mais de 400 milhões quilómetros de distância do planeta vermelho, está equipado com o já referido orbitador TGO e ainda a sonda Schiaparelli que tem como principal missão a aterragem no solo de Marte.