![centifloat.png](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/6120781centifloat.png)
A imagem de Aylan Kurdi, a criança síria que morreu afogada quando tentava chegar à Europa, inspirou Ben Board a criar um equipamento de salvamento inovador. O Centifloat é uma espécie de tubo com 15 metros e apoios para mais de 60 pessoas se segurarem. O aparelho pode ser enchido em três minutos, ou seja, de forma rápida, evitando a perda de vidas, explica o Gizmodo.
A equipa da Unique Seaflex explica ainda que duas Centifloats podem ser usadas em conjunto para criar uma espécie de zona interior segura, onde podem manter-se crianças e idosos, enquanto aguardam salvamento.
Os equipamentos que existem foram criados com recurso a donativos de trabalhadores e fornecedores da empresa. Sabe-se que cada Centifloat tem um custo de 2300 dólares, cerca de dois mil euros, e que já forma enviadas algumas para a MOAS, de Migrant Offshore Aids Station. Esta organização privada visa ajudar em operações de busca e salvamento. Já há também campanhas de angariação de fundos online para que mais Centifloats possam ser enviadas para o Mediterrâneo.