Começa em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos (EAU), e termina em Abu Dhabi nos mesmos EAU. Pelo meio, o Solar Impulse 2 passará por várias cidades da Índia, China Malásia, Havai, EUA, Europa e África – e se tudo correr bem, deverão concluir o voo à volta do mundo no final de julho ou, o mais tardar, no início de agosto. Toda a viagem será feita sem uma gota de combustível fóssil. E por isso pode fixar um novo recorde mundial.
André Borschberg e Bertrand Piccard já começaram os preparativos para a grande viagem que deverá descolar no final de fevereiro ou início de março. A dupla de pilotos aventureiros acaba de dar a conhecer a rota que pretende seguir. E apesar de algumas paragens que ainda não estão determinadas, é possível confirmar que, mesmo a bordo de um avião que voa usando exclusivamente energia proveniente do sol, se trata de uma rota capaz de fazer inveja a muitos dos itinerários turísticos da atualidade (Ahmedabad e Varanasi na Índia; Mandalay na Malásia, Chongqing and Nanjing; e Nova Iorque são algumas das cidades já confirmadas). Os dois aventureiros suíços já não são propriamente novatos nos voos alimentados por painéis solares. Nos currículos dos dois aviadores encontram-se voos maratonistas de “Costa a Costa” nos EUA e da Suíça a Marrocos. Nessas viagens foi usado a primeira versão do Solar Impulse que viajava a velocidades de 85 quilómetros por hora.
O Solar Impulse 2 também é composto de fibra de carbono. Tem uma envergadura de 72 metros, mas o cockpit só tem espaço para um piloto (os dois aventureiros vão ter de se revezar). O avião está coberto com um total de 17,248 painéis solares.
O voo de estreia teve lugar na Suíça em junho de 2014. Nesse voo, o Solar Impulse chegou aos 1680 metros de altitude. A velocidade média foi fixada nos 55,6 quilómetros por horas.