Acredita-se que a lua Europa terá um oceano oculto debaixo do gelo à superfície. Este oceano poderá ser rico em vida marinha e poderá também conter alguns elementos semelhantes aos que originaram a vida na Terra. Há uma teoria que explica que a vida na Terra poderá ter surgido em fontes hidrotermais, ricas em componentes minerais e com uma temperatura adequada. Agora, os investigadores querem ir até à lua de Jupiter e verificar se encontram estes elementos semelhantes aos que existiram na Terra.
John Hand, da NASA, explica que se trata de «um oceano no nosso sistema solar que existe há milhões de anos. É um oceano que é, talvez, dez vezes mais profundo do que o oceano mais profundo da Terra. É um oceano que tem duas a três vezes mais água do que toda a água na Terra. É um oceano que existe debaixo da cobertura gelada na lua de Jupiter, Europa», cita a Cnet.
A cobertura gelada na Terra protegeu estes elementos da agressividade de raios UV e da atmosfera cruel. As fontes hidrotermais terão oferecido um ambiente adequado à formação de seres que deram origem à vida como a conhecemos na Terra. Agora, a ideia é ir até Europa e tentar encontrar elementos semelhantes.