O projeto vai arrancar dentro de algumas semanas, com sensores a serem colocados no estado do Indiana, EUA. O objetivo é usar microfones e outros instrumentos para gravar, durante um ano, o som de aviões, dos terramotos, do chamamento dos morcegos e o cântico de pássaros durante as suas migrações.
A investigação de Bryan Pijanowksi é sobre a ecologia sonora. «Existe aquilo que eu chamo os ritmos da natureza. Há períodos como certos coros da manhã e certos crescendos durante algum tempo» diz PIjanowski. Segundo este investigador, detetar e interpretar estes padrões pode ajudar a perceber melhor o estado de saúde do nosso planeta, noticia o The Verge.
O grande desafio de Pijanowski e de todos os que o acompanham será mesmo conseguir encontrar os sons realmente importantes de entre as enormes quantidades de sons que são gravados. Em apenas alguns anos de investigação, já existem dezenas de milhares de horas de gravações para serem analisadas. Esta análise é feita com recurso a algoritmos, mas a investigação ainda terá de ser aperfeiçoada.