O primeiro estudo feito pela comunidade científica, e revisado por vários investigadores, revela que os pelos recolhidos nos locais onde houve avistamentos do Bigfoot (Pé Grande) e do Abominável Homem das Neves (Yeti) pertencem a animais mundanos como lobos e ursos.
As 36 amostras analisadas (enviadas depois do pedido feito em 2012 por investigadores da Universidade de Oxford e do Museu de Zoologia de Lausanne a testemunhas de avistamentos e a investigadores destes dois fenómenos) provêm de países como a Índia, a Rússia, o Nepal, os Estados Unidos e a Indonésia.
O estudo publicado no site Proceedings of Royal Society Biological Sciences, denomina-se: Genetic analysis of hair samples attributed to yeti, bigfoot and other anomalous primates (Análise Genética de amostras de pelo atribuídas ao yeti, bigfoot e a outros primatas anómalos). Um dos autores, Bryan Sykes, da Universidade de Oxford, não descarta, no entanto, a possibilidade que estes seres existam ou possam ter existido. Ouvido pelo Mashable, o cientista refere que: “ O facto de nenhuma destas amostras pertencer ao Yeti, não quer dizer que uma próxima amostra não o comprove”.
A Ciência não fecha a porta à possibilidade de ainda vir a ser possível encontrar uma amostra que dê indícios de estarmos perante um ser não classificado. No entanto, a comunidade científica é unânime: mesmo nesse caso, vai ser preciso mais que um pelo para provar a existência desses seres que fazem parte do imaginário coletivo.