
Arranca a 29 de abril e termina a 30 de abril. A histórica cidade de Barcelos é o cenário – mas é provável que a maioria dos transeuntes prefira olhar para o céu ou para os vários robôs voadores que vão participar na primeira competição de drones organizada em Portugal.
A inédita prova, que é organizada pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), destina-se a entusiastas da robótica do ensino secundário e profissional. Em comunicado o IPCA refere que as quatro modalidades que compõem a iDroneCup têm por objetivo «promover a educação para a robótica, colocando à prova conhecimentos de programação e processamento de imagem».
Os conhecimentos de programção dos drones e a execução de várias manobras de voo, de forma autónoma, serão os fatores a determinar os vencedores das várias provas.
Consoante os conhecimentos e a preferência, os participantes poderão inscrever-se na modalidade de iDrone Arena, que tem por objetivo a descolagem e a localização de aros através dos sistemas de processamento de imagem; na iDrone Person Tracking, o drone terá por missão reconhecer um dos membros da equipa; no iDrone Line Follower, em que o robô voador tem como objetivo seguir uma linha; ou na iDrone Automatic Landing, cujo vencedor é definido consoante a capacidade para escolher o trajeto mais indicado para uma base predefinida.
As provas vão ter lugar numa arena montada para acolher o evento no Centro de Investigação de Jogos Digitais do IPCA.