A proposta vem da empresa Shimizu Corp, que quer construir um anel solar em torno do equador da Lua, enviando para a Terra a energia produzida. O projeto é conhecido como LUNA RING e surge na sequência do desastre de Fukushima, em 2011.
De acordo com o PhysORG, a ideia é construir uma faixa de betão com 400 km de largura ao longo do equador da Lua, feito a partir de solo lunar. O betão servirá de base à instalação de painéis solares, ligados através de cabos a transmissores de micro-ondas e laser. A energia seria, depois, enviada para estações coletoras na Terra, permitindo a produção ininterrupta de energia.
A empresa argumenta que esta estrutura terá capacidade para enviar 13 mil terawatts de energia para a Terra e que a sua construção poderia começar em 2035. Todavia, não são fornecidos pormenores sobre os eventuais custos do projeto nem como se resolveriam as questões de logística de uma obra de tal envergadura fora do planeta. O plano também não explica como limpar os painéis solares do pó lunar, que inevitavelmente se depositaria na sua superfície.