
Os drones apresentam uma grande autonomia e a possibilidade de serem controlados remotamente. Estas duas características, associadas ao pequeno porte, fazem com que estes veículos sejam os preferidos para captar imagens de vídeo ou fotos de alta resolução a partir dos céus. Estas imagens estão a ser usadas com fins militares, para combate ao tráfego e cultivo da coca.
Na Pontífica Universidade Católica do Peru, no entanto, há vários projetos para a utilização destas imagens com fins civis. «Até ao momento, conseguimos aplicar o seu uso para fins agrícolas em terras de cultivo, onde reunimos informação sobre a saúde das plantas e, em arqueologia, para conhecer melhor as características e as extensões que ocupam», explica Andrés Flores, engenheiro responsável por um destes grupos, citado pela Info Brasil.
«Através das fotos que são tiradas, é possível perceber paredes, pátios, a trama da cidade e os elementos existentes no local», completou o arqueólogo Luis Jaime Castillo, que já usa quatro drones nas suas explorações.