
Quantos dígitos vê nesta imagem?
Os discos foram criados pela equipa de Jingyu Zhang, a partir da Universidade de Southampton e em colaboração com a Universidade de Eindhoven. Estes discos estão ser apelidados de Superman Crystal porque usam cristais de vidro e, tal como com o Homem de Aço e as memórias do seu pai Jor-el, também podem durar até um milhão de anos com o seu conteúdo intacto.
Os novos discos podem vir a ser usados pelas empresas e museus para guardarem os seus arquivos, explica o Prof. Zhang, citado pelo DailyTech.
Estes discos usam um laser femtosecond que cria armazenamento 5D e que escreve os dados com algumas variáveis como as três dimensões, o tamanho dos cristais e a orientação.
Neste momento, os investigadores ainda só conseguiram gravar um ficheiro com 300 KB num disco destes, a usar três camadas dos cristais à nanoescala.
O responsável pelo Optoelectronics Research University mostrou-se entusiasmado por poder apresentar o primeiro suporte de dados que provavelmente deve durar mais do que a raça humana.