![Argentina.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1769829Argentina.jpg)
Estudantes argentinos deram a conhecer uma app para Windows Phone 8 e Windows 8 que promete devolver a audição a quem padece de surdez derivada de malformações ou danos nos tímpanos que impedem a captação de determinadas frequências de músicas ou do discurso oral.
Alejandro Mendez, um dos membros da equipa argentina, explica que a nova app produz o mesmo efeito que as próteses auditiva, mas sem recorrer às próteses auditivas: «Fazemos com software aquilo que as próteses auditivas costumam através do hardware». A app Usound apenas se limita a fazer a análise e o processamento de som captado pelo microfone do telemóvel. Em paralelo, a app eleva a potência de determinadas frequências que se sabe que os ouvidos de um determinado paciente não conseguem captar – e que estão na origem da surdez.
«Há a ideia de que os surdos conseguem ouvir se elevarmos o volume da voz ou de uma música, mas essa solução não resolve o problema, porque todas as frequências aumentam de volume. O que significa que o paciente continua a não conseguir captar de forma adequada certas frequências, visto todas as outras que aumentaram de volume se sobrepõem», acrescenta Alejandro Mendez.
A solução apresentada na final da Imagine Cup pressupõe ainda o uso de auriculares que comunicam por bluetooth com o telemóvel (ou tablet) que capta os sons. Deste modo, o utilizador pode ouvir o som já com as frequências que não conseguia escutar devidamente elevadas – e assim contornar a surdez. Além de evitar o estigma criado pelas próteses auditivas (que são substituídas por auriculares mais sofisticados), a Usound poderá facilitar a vida a estudantes que sofrem de surdez, com a colocação do telemóvel que capta e transmite os sons junto à secretária do professor. A solução já começou a ser desenvolvida pela empresa Newbrick e está disponível para download.