O objetivo do ecossistema virtualizado é ajudar os biólogos e também as autoridades governamentais a decidir sobre temas como a desflorestação e os sistemas de barragens.
A Microsoft Research vai criar o GEM (de General Ecosystem Model), um projeto capaz de simula qualquer ecossistema no mundo. Drew Purves, da Microsoft Research, explica que a sua equipa já desenvolveu o Madingley Model, um projeto bastante mais ambicioso do que qualquer outro existente. «Há um elevado número de modelos ecológicos e ambientais, mas na nossa opinião, nenhum é tão completo quanto o GEM», afirma Purves, citado pela NBC.
O programa da Microsoft vai poder ser usado em qualquer cenário, seja deserto ou no fundo do oceano. Os investigadores apenas terão de inserir os parâmetros corretos, para conseguir uma simulação realista.
Já existem atualmente modelos de florestas ou oceanos, mas não estão preparados para serem usados num cenário diferente daquele para o qual foram concebidos.
O GEM não será um modelo perfeito, mas servirá para se fazerem previsões. Nesta fase, a principal dificuldade dos investigadores é conseguirem dados concretos para a realização dos seus modelos, como por exemplo, quanta biomassa de herbívoros existe atualmente ou quantos seres de cada classe existem.
A equipa de investigação prevê que em poucos anos consiga ter um esboço do modelo final pronto.