Organização Maratona Inter-Universitária de Programação 2012
A MIUP juntou na Universidade do Porto 16 equipas de estudantes de várias universidades portuguesas. A prova exigiu a resolução de nove problemas de programação num máximo de cinco horas. Cada equipa era composta por três estudantes.
Em comunicado, Luís Paqute, professor da FCTUC, lembra que o desempenho nesta maratona de programação já é valorizado pela comunidade científica e pelo mercado de trabalho: «ter bons lugares numa MIUP é uma linha no curriculum muito importante. É a prova de que, mais do que saber programar bem e rapidamente, o aluno consegue resolver problemas muito complexos, consegue trabalhar em grupo sob alta pressão. São capacidades vitais para o sucesso como engenheiro, como investigador, como programador».
Além das equipas 3D e DiBuggers, o pódio contou ainda com a equipa Ancelistas 314, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que ficou em terceiro lugar na prova. A MIUP de 2012 teve como pano de fundo a preparação para Southwestern European Regional Programming Contest (SWERC) 2012 (17 e 18 de Novembro de 2012 na Universidade Politécnica de Valência, Espanha).