O Fraunhofer AICOS acaba de dar a conhecer os seis finalistas do concurso de ideias de negócio e investigação para alunos de mestrado e doutoramento da área das tecnologias.
Na competição para alunos de mestrado, foram escolhidos três finalistas: um projeto de desenvolvimento de um aparelho portátil que identifica o tipo de sangue de um humano em apenas cinco minutos (hoje o processo demora, na melhor das hipóteses, 30 minutos); uma solução de reabilitação motora que recorre à webcam, à balança e à consola Wii; e o desenvolvimento de um dispositivo que monitoriza consumos de água e eletricidade.
Na competição para alunos de doutoramento, os três finalistas são: um projeto de desenvolvimento de uma ferramenta de deteção de diagnóstico problemas no funcionamento do ventrículo esquerdo do coração; um sistema que permite interagir com diversos dispositivos eletrónicos através da captação de ondas cerebrais; um simulador de protótipos criados para computação ubíqua.
No comunicado do centro de investigação criado pela parceria entre o instituto alemão Fraunhofer e a Universidade do Porto, é referido ainda que os vencedores dos prémios serão conhecidos a 30 de outubro.
Independentemente de quem ganhar o concurso, está prevista a distribuição de 9000 euros de prémios pelos seis melhores concorrentes.
Os responsáveis do Fraunhofer AICOS lembram que o concurso, que vai atualmente na terceira edição, pretende privilegiar ideias de negócio e tecnologias que tenham aplicação prática no quotidiano.