De acordo com a Associated Press, Stephen Hawking procura um assistente que o ajude a desenvolver e manter o sistema eletrónico de fala, que lhe permite comunicar com o mundo. O anúncio informal foi publicado no site do cientista, indicando que o assistente deverá ser letrado em computadores, estar disponível para viajar e ser capaz de reparar dispositivos eletrónicos "sem qualquer manual de instruções ou apoio técnico".
Recorde-se que o cientista há muito que luta contra uma forma de esclerose que o deixou quase totalmente paralisado. Em 1985 perdeu também a voz, devido a uma traqueotomia. Desde então, a voz robótica com que o cientista comunica tornou-se quase tão famosa quanto Hawking.
O computador que está instalado na cadeira de rodas e que acompanha o cientista não serve apenas para sintetizar voz. Pode ligar-se à Internet através das redes telefónicas, e inclui um controlo remoto de infravermelhos que lhe permite ligar luzes, ver televisão e abrir portas em casa e no escritório. É um sistema complexo, feito à medida.
No anúncio publicado , é apresentada uma foto da parte de trás da cadeira de rodas de Hawking, carregada de equipamento eletrónico, juntamente com as palavras "É capaz de manter isto?"
Quem for capaz, pode esperar um salário anual que roda as 25 mil libras (cerca de 30 mil euros).