A Agência Espacial Norte-Americana já começou a preparar o lançamento de dois satélites que vão orbitar em torno da Lua. Estes dois “batedores espaciais” terão por missão captar e enviar imagens e dados relacionados com a superfície lunar, que poderão ser úteis para a análise de locais adequados a uma futura aterragem de um vaivém tripulado de astronautas. O lançamento dos dois satélites (um conhecido como
Lunar Reconnaissance Orbiter e outro como
Lunar Crater Observation and Sensing ) faz parte um projecto de maior dimensão que contempla o envio de astronautas e a instalação de uma base no satélite natural da Terra. Os satélites vão permitir o envio de imagens com “resoluções de um metro” (cada pixel contém uma imagem de um metro quadrado). O satélite Lunar Reconnaissance Orbiter está equipado com um conjunto de sete instrumentos que vão permitir criar mapas 3D de alta resolução, informa a Computerworld. Com estas ferramentas, os investigadores da Nasa acreditam que este satélite, que vai circular a 50 quilómetros da Lua, pode ajudar a fornecer informação útil para localizar recursos naturais ou confirmar a existência de água nos pólos lunares. Este satélite também pode fornecer informação útil para apurar os efeitos que as radiações lunares podem ter na saúde dos astronautas. O satélite Lunar Crater Observation and Sensing tem em vista a recolha de informação sobre crateras que não são iluminadas pelo Sol e ainda a busca de indícios da existência de minerais no subsolo lunar. A reconquista da Lua está agendada para o ano 2020. Desta feita, os homens não deverão estar sozinhos – actualmente, a NASA já está a estudar o desenvolvimento de robôs com as dimensões de cortadores de relva que podem ajudar à construção da futura base lunar.
Nasa vai voltar à Lua em Junho
A 17 de Junho recomeça a conquista da Lua com o lançamento de dois satélites orbitais. Em 2020, a NASA prevê o regresso de astronautas e a construção de uma base lunar.
Mais na Visão
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites