Os responsáveis pelo projecto acreditam que a nova ferramenta pode ajudar a identificar modas, tendências, reacções da opinião pública ou hábitos rotineiros que são veiculados na Internet. Todos os dias são inseridos nos blogues alojados no LiveJournal 250 mil novos textos, dos quais 150 mil reflectem um determinado estado de espírito geral, estimam os investigadores holandeses. O MoodViews identifica cada uma das emoções e segue-as ao longo do tempo através de gráficos que analisam a adesão que estas vão tendo junto dos internautas. A aplicação procede a análises semanais, mensais e anuais, revela a News Scientist. Os testes já efectuados revelam que as referências à palavra “drunk” (bêbedo) aumentam substancialmente nos fins-de-semana. Em contrapartida, o número de palavras relacionadas com stresse diminuem no Verão, e no advento do dia de São Valentim aumentam as alusões ao namorico e ao amor. No que toca a utilidade comercial, MoodViews pode revelar-se uma ferramenta preciosa para avaliar o nível de confiança que os cibernautas têm em relação a diferentes produtos, lembram os criadores da aplicação. Futuramente, a aplicação poderá ser adaptada para analisar as emoções dos cibernautas face a tópicos predeterminados.
Holandeses inventam medidor de sentimentos da Internet
O MoodViews acede a 10 milhões de blogues e interpreta o estado de espírito dominante na Web. A aplicação foi desenvolvida na Universidade de Amesterdão, Holanda, e tem a capacidade de analisar os textos inseridos diariamente nos 10 milhões de blogues alojados no serviço LiveJournal dos EUA.