Lançada a 14 de abril de 2023, a JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer) é a sonda que a Agência Espacial Europeia (ESA) quer usar para explorar Júpiter e as suas luas geladas. Recentemente, a missão fez uma passagem histórica entre a Lua e a Terra, com um voo rasante ao nosso planeta. A sonda segue agora em direção a Vénus e, a partir daí, voltará a passar pela Terra mais duas vezes, em 2026 e 2029, antes de se dirigir em definitivo para Júpiter em 2031.
O objetivo destes voos rasantes é aproveitar o efeito da gravidade, numa medida considerada essencial por permitir mudanças de direção com uma utilização mínima de combustível. “A passagem assistida pela gravidade foi impecável: tudo correu bem, sem qualquer falha e estamos entusiasmados por voltar a ver a JUICE tão perto da Terra”, afirmou Ignacio Tanco, gestor de operações desta missão, citado em comunicado oficial.
Como explica a ESA, a sonda passou a 6840 quilómetros acima do sudeste asiático e do oceano Pacífico. Pelo caminho, a JUICE recolheu uma série de dados científicos através dos seus instrumentos e aproveitou para captar algumas imagens, que pode ver na galeria que se segue.
Veja as imagens captadas pela sonda JUICE
As passagens feitas pela sonda têm também como objetivo abrandar a velocidade: ao passar pela Lua, reduziu a velocidade em 3219 km/h e passar pela Terra abrandou mais 17220 km/h. As manobras permitiram reduzir a necessidade de cerca de 150 quilogramas de combustível e garantiram que a sonda vai ter combustível suficiente para chegar mais perto da lua de Ganimedes do que estava inicialmente previsto.
“Graças à navegação bastante precisa pela equipa Flight Dynamics da ESA, conseguimos usar apenas uma fração mínima do combustível reservado para esta manobra”, realça Ignacio Tanco, acrescentando que será possível ter mais ‘margem de manobra’ para situações imprevistas ou para a eventualidade de prolongar a missão após a chegada a Júpiter.