A Toyota quer uma solução inovadora para suprir as necessidades energéticas da Lunar Cruiser, o veículo com que pretende equipar uma missão tripulada de exploração da Lua. A fabricante automóvel está a colaborar com a agência espacial japonesa (JAXA) nesta iniciativa, com o Japão a mostrar que quer ter uma palavra a dizer na corrida espacial onde EUA e China se destacam por agora.
A JAXA está a cooperar com a NASA para ter um astronauta na missão Artemis, que visa colocar um posto de exploração na Lua. Como parte dessa colaboração, a agência japonesa vai desenvolver o referido veículo de exploração à superfície com a Toyota.
A fabricante automóvel explica que a abordagem para alimentar este carro, capaz de transportar dois humanos durante longos períodos de tempo passa por tecnologia regenerativa de combustível. As sondas espaciais tipicamente usam a energia solar para gerar energia, armazenando-a depois em baterias para uso posterior. No caso da Lua, no entanto, com as noites a equivalerem a 14 dias na Terra, esta estratégia torna-se complexa, para não dizer impossível.
Assim, a solução da Toyota passa por empregar tecnologia regenerativa, na qual usa energia solar para dividir água em hidrogénio e oxigénio através da eletrólise durante os dias longos. Os componentes obtidos são armazenados em células de combustível que podem ser usadas depois durante as noites também longas, explica o Interesting Engineering. É essa energia armazenada que depois é convertida em eletricidade para alimentar a Lunar Cruiser.
Numa primeira fase, a Toyota vai usar água levada da Terra, mas a fabricante não descarta depois utilizar água encontrada no gelo nos pólos lunares.
A Lunar Cruiser deve ter uma vida útil de dez anos e trabalhar durante 42 dias por ano no transporte de astronautas. Este tipo de solução pode depois vir a ser utilizado também na Terra, à medida que a Humanidade necessita de se distanciar dos combustíveis fósseis.