Há um novo vídeo publicado pela NASA e captado pelas câmaras do próprio satélite SWOT em que conseguimos ver o momento em que as ‘asas’ metafóricas se desfraldam na órbita da Terra. O SWOT (de Surface Water and Ocean Topography) foi lançado para o espaço a 16 de dezembro e irá fornecer leituras exatas de 90% da água na superfície da Terra, oferecendo uma análise de elevada definição sobre a água que existe no planeta.
O desfraldar do grande mastro e dos painéis das antenas demorou quatro dias, terminando a 22 de dezembro, e foi captado pelas quatro câmaras a bordo. Também os painéis solares, que garantem a energia elétrica necessária para a missão, estão abertos, numa operação que demorou apenas dez minutos.
As antenas do satélite estão a dez metros de distância entre si e fazem parte do instrumento KaRIn (de Ka-band Radar Interferometer Instrument), que irá observar e medir a altura da água, mas será capaz de monitorizar efeitos como correntes e outras pequenas características. O satélite vai monitorizar lagos e rios com mais de cem metros e até reservatórios de água com mais de 62500 metros quadrados.
O sistema emite sinais de radar e recolhe os sinais de volta com as antenas, fazendo a monitorização necessária. O objetivo é usar estas leituras para que cientistas e políticos possam adotar medidas de combate às alterações climáticas e aos desafios que o aquecimento global continuará a levantar.
O SWOT vai manter-se numa órbita a 857 quilómetros de altitude. Veja os vídeos destes momentos publicados no Space.com.