A Arábia Saudita negociou a compra de dois assentos no voo da cápsula espacial da SpaceX e pretende colocar dois astronautas na Estação Espacial Internacional durante uma semana. Os bilhetes foram comprados à Axiom Space, que organiza e gere missões espaciais privadas feitas por naves espaciais dos EUA. A concretizar-se, estes serão os dois primeiros sauditas a ir ao espaço.
Os detalhes do negócio são confirmados por três fontes próximas, que pediram o anonimato, mas não há qualquer comentário nem da Axiom Space, nem da Comissão Espacial Saudita. Com a NASA focada em retornar o Homem à Lua, são as empresas espaciais privadas que têm contribuído para aumentar o envio de astronautas para o espaço, lembra a CNN. Neste caso, a Axiom está a desempenhar um papel de organização que já pertenceu à Agência Espacial dos EUA no passado recente.
A missão Ax-2, a segunda organizada pela Axiom, vai juntar os astronautas sauditas ao piloto de carros e investidor John Shoffner e à astronauta retirada Peggy Whitson. A missão ainda carece de aprovação de um comité formado pela NASA, ESA, Rússia, Canadá e Japão, mas os responsáveis estão confiantes de que vão conseguir a autorização.
A primeira missão da Axiom aconteceu em abril, quando quatro astronautas foram levados pela Crew Dragon da SpaceX até à Estação Espacial. Já esta semana, a empresa anunciou um acordo com a Turquia para colocar dois cidadãos daquele país também no espaço, mas em 2023, naquela que se prevê ser a missão Ax-3.
Na Ax-1 cada assento custou 55 milhões de dólares, mas não se conhecem os montantes envolvidos para a Ax-2 ainda.