Foi junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, que Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, ao volante de um Kia Niro EV, festejaram mais uma vitória no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio. É a terceira vitória em cinco provas, o que significa que esta dupla, integrante da equipa Kia-ACP Electric-Prio, vê reforçada a primeira posição de liderança quando faltam apenas duas provas para o final do campeonato.

Apesar deste domínio, Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo acabaram apenas com três pontos de avanço sobre os colegas de equipa, Nuno Serrano e Alexandre Berardo, que até tinham terminado o primeiro dia na liderança. Após a cerimónia do pódio, Eduardo Carpinteiro Albino declarou que esta “foi uma prova muito disputada, onde o trabalho de equipa foi muito importante e o José Carlos Figueiredo esteve irrepreensível na navegação”, adicionando “conseguimos com esta vitória dar um importante passo para a tentativa de revalidar o título alcançado na época passada”. O piloto destacou ainda que “com este Campeonato consegue haver provas muito competitivas, disputadas com viaturas de utilização diária e com zero emissões poluentes”.
O pódio ficou completo com a dupla Pedro Morais e Sílvia Coutinho, ao volante de Hyundai Ioniq 5, que venceram na componente Eficiência Energética.
Como na edição anterior, o EcoRally de Lisboa teve a particularidade de contar com vários pilotos mais habituados às provas de velocidade pura, como Rui Madeira ou Ricardo Sousa. Pilotos que, em declarações à Exame Informática confessaram ter ficado bem impressionados com o desempenho dos carros elétricos. Ricardo Sousa admitiu mesmo que “gostaríamos de ter este binário nos carros a gasolina”, embora também tenha comentado que “sente falta do som do motor”.
Recorde-se que as provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio é um campeonato disputado na modalidade de regularidade, que faz parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), onde apenas podem participar veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos de produção em série.

Espetáculo junto ao Mosteiro dos Jerónimo
A Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, foi o outro local icónico da capital escolhido para a especial Street Stage Belém, uma prova independente, que já não contou para a classificação final. Nesta prova, onde se usaram velocidades mais elevadas para gerar algum espetáculo para o público a vitória foi para a dupla Henrique Sanchez/Bruno Fonseca, integrados na equipa UVE. Aliás, Henrique Sanchez é o presidente da UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.
Exame Informática em Peugeot e-2008
Como tinha acontecido na prova anterior, na Madeira, a Exame Informática participou no EcoRally de Lisboa ao volante de um Peugeot e-2008. Provas que estamos a utilizar para testar as capacidades deste SUV 100% elétrico. E, uma vez mais, o novo e-2008 mostrou as suas garras… e eficiência. Como ficou demonstrado nos resultados, com destaque para a segunda posição na Street Stage Belém e para o quarto lugar na Eficiência Energética. Sobre este último resultado, é importante referir que, como também já tinha acontecido na Madeira, onde conseguimos a terceira posição na Eficiência Energética, não optámos por uma condução eficiente. Aliás, devido a alguns erros cometidos nas especiais de classificação, acabámos por várias vezes fazer exatamente o oposto: ritmo muito elevado para recuperar tempo perdido com os erros. O que só vem reforçar as melhorias de eficiência que a Peugeot conseguiu implementar na nova versão do e-2008.

Campeonato regressa em novembro
A competição ruma agora para terras alentejanas onde, nos dias 18 e 19 de novembro, se disputará o “E-Rally Ca Alentejo Central Reguengos/Mourão/Redondo”. A última prova do campeonato está marcada para Vila Nova de Gaia, nos dias 8 a 10 de dezembro.