Uma equipa de 22 estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven revelou o design do Luca no final do ano passado e agora demonstraram o protótipo a funcionar. Trata-se de um pequeno carro elétrico amarelo, com a particularidade de ter sido quase integralmente construído a partir de plásticos e outros materiais reciclados. Além do conjunto de estudantes, o projeto contou com a colaboração de vários parceiros que forneceram os matérias necessários para a construção.
O exterior do veículo é construído com plásticos reciclados, incluindo resíduos apanhados do mar, garrafas PET e outros similares. O tom amarelo não é tinta, mas sim um revestimento também feito de material reciclado, o mesmo acontecendo com o vidro. O carro pesa 360 quilos no total e a bateria adiciona mais 60 quilos, explica o The Next Web. Por dentro, os assentos são feitos de fibras de coco e pelos de cavalo, embrulhados em PET reciclado.
Há dois motores traseiros que garantem a locomoção e permitem atingir 90 km/h, com uma autonomia total de 220 quilómetros.
Nesta fase, o protótipo e o projeto servem apenas para chamar a atenção para o meio ambiente e para a possibilidade de utilização de materiais reciclados, mesmo para fins mais complexos. Os estudantes vão agora tentar obter autorizações para que o carro possa circular, cumprindo requisitos de segurança e fiabilidade.