Já se sabe há muito tempo que o grupo PSA vai comercializar três carros 100% elétricos baseados na mesma plataforma: o Opel e-Corsa, o Peugeot e-208 e o DS3 E-Tense. Mas apesar de terem a mesma base, são propostas bem diferentes em termos de design e equipamento. Naturalmente, é o DS3 E-Tense que se assume como mais “premium” dos três. E o mais diferenciador porque é o único a assumir o formato SUV e o que oferece um equipamento mais completo. O que se traduz num preço mais elevado. Em Portugal, o primeiro 100% elétrico da DS vai ter um preço base (sem opcionais) entre os 41000 e os 45900 euros de acordo com a versão: So Chic, Performance Line e Grand Chic. Por comparação, a versões com motorização Diesel de potência similar e caixa automática têm um preço entre 35800 e 40850 euros.
No que diz respeito à componente elétrica, as três versões apresentam o mesmo motor com 100 kW de potência (260 Nm de binário) e a mesma bateria de 50 kWh de capacidade. Segundo dados da marca, a autonomia (WLTP) é de 320 km e 80% da bateria pode ser carregada em 30 minutos nos postos de carregamento rápido de 100 kW (corrente contínua). Recorde-se que, atualmente, os Postos de Carregamento Rápido da rede Mobi.E estão limitados a uma potência máxima de 50 kW, o que significa que, nestes postos, o DS 3 Crossback E-Tense vai carregar a, aproximadamente, metade da velocidade anunciada para os postos de 100 kW. Usando corrente alternada, o DS 3 elétrico suporta potências até cerca de 11 kW, o que permitirá carregar totalmente a bateria em cerca de cinco horas num Posto de Carregamento Normal ou numa wallbox com esta potência.~
De modo a garantir que as potências de carregamento se mantêm o mais elevadas possível, mesmo em viagens longas, a bateria do DS 3 Crossback E-Tense inclui um sistema de gestão térmica avançado com circuito de arrefecimento. O carro está ainda equipado com bomba calor para garantir conforto térmico no habitáculo sem penalizar muito o consumo nem influenciar negativamente na regulação térmica das baterias.
Faróis LED inteligentes
Naturalmente, a lista de equipamento impressiona mais na variante Grand Chic, que inclui de série faróis full LED matriciais, que são capazes de desligar alguns elementos automaticamente para não encadear peões e outros condutores.
A bordo há uma forte aposta na tecnologia com um cockpit “totalmente digital”: ecrã em vez de instrumentos tradicionais, Head Up Display e ecrã central tátil que pode chegar às 10 polegadas. Uma app permite o acesso remoto para, por exemplo, saber a posição da viatura, verificar o estado de carga da bateria ou para ativar a climatização.
No capítulo da segurança, destaque para o sistema de travagem de emergência, com capacidade de detetar veículos e peões, e para o modo de apoio à condução de nível 2 que permite manter automaticamente o carro na faixa de rodagem respeitando a distância de segurança para o veiculo que circula em frente.