A fabricante de automóveis elétricos americana, Tesla, enviou uma equipa para investigar a explosão de um Model S, que estava estacionado num parque de estacionamento na China. O vídeo do incidente foi partilhado na Weibo, uma rede social chinesa semelhante ao Twitter, em que se pode ver inicialmente uma nuvem de fumo a sair do carro, que rápidamente se torna numa labareda – as causas do incêndio ainda não foram apuradas, embora o problema possa estar relacionado com um curto-circuito da bateria do carro.
«Apressámo-nos a enviar uma equipa para o local e estamos a dar apoio às autoridades locais para se apurarem as causas do incidente. Sabemos agora que não há feridos», disse a Tesla num comunicado de imprensa.
Segundo a Reuters, a empresa americana recusou-se a comentar mais sobre este incidente, quando contactada pela agência de comunicação, embora já tenham havido 14 incidentes semelhantes com modelos da Tesla, desde 2013. A grande maioria destas situações de incêndio ocorreu após os automóveis terem tido acidentes.
Em sua defesa, a Tesla referiu que os seus veículos elétricos têm uma probabilidade 10 vezes menor de incendiarem que qualquer automóvel com motor de combustão. Segundo a Bloomberg, o seguinte vídeo foi filmado num parque de estacionamento em Xangai e pode contribuir para que a marca venha a ter maiores cuidados com a instalação das baterias de lítio, conhecidas pela sua elevada densidade energética, nos seus futuros modelos.