O grupo BMW e a Daimler AG, a dona da Mercedes, uniram-se para desenvolver tecnologias de condução automática. A primeira fase do projeto consiste em desenvolver um sistema de assistência ao condutor, que permita uma condução automatizada em auto-estrada e, por exemplo, durante o estacionamento – o objetivo é assegurar que os ocupantes dos veículos estejam sempre em segurança.
«À medida que continuamos a procurar a nossa estratégia, estamos a conjugar a experiência de dois líderes em tecnologia. No BMW Group, parcerias de longo prazo dentro de uma plataforma flexível e não exclusiva são fundamentais para o avanço da industrialização da direção autónoma. Combinando a experiência chave das nossas duas empresas, aumentaremos a nossa força inovadora e aceleraremos a disseminação dessa tecnologia», disse Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW, num comunicado de imprensa.
As duas empresas estão também a trabalhar no sentido de estender os níveis de automação para o estilo de condução urbana. «Atualmente, para nós, a direção autónoma é uma das tendências mais revolucionárias e o Grupo Daimler está a trabalhar muito nessa vertente. Como sempre, na Daimler, a nossa maior prioridade é a segurança. Em vez de soluções individuais autónomas, queremos desenvolver um sistema geral que seja confiante e que ofereça valor agregado aos clientes. Trabalhando com os parceiros certos, queremos fazer avanços significativos na melhoria do desempenho dessa tecnologia e colocá-la em segurança na estrada», referiu Ola Källenius, membro do Conselho Administrativo da Daimler AG, no mesmo comunicado de imprensa.
Embora o grupo BMW e a Daimler AG possam vir a procurar novas parcerias com empresas tecnológicas e da indústria automóvel, para acelerar e aprimorar o projeto, pensa-se que a tecnologia para condução automatizada venha a ser implementada apenas daqui a alguns anos.