A empresa de Inteligência Artificial xAI, de Elon Musk, é a nova dona da rede social X, que Elon Musk também detém. O negócio fez-se por 33 mil milhões de dólares (Musk comprou a rede de microblogging há uns anos por 44 mil milhões) e coloca a xAI valorizada nos 80 mil milhões de dólares agora. “Esta combinação vai desbloquear um potencial imenso ao fundir as capacidades avançadas de IA da xAI e a experiência com o alcance massivo da X”, descreveu Musk.
Recorde-se que quando Musk comprou o Twitter anunciara a intenção de o tornar uma “app para tudo”, mas ainda está longe desse cenário. Agora, a Inteligência Artificial da xAI e a ferramenta Grok vão poder ter acesso a um vasto manancial de dados da X. O Grok, recorde-se, anunciou recentemente uma integração com o Telegram também.
O movimento de colocar uma das suas empresas como dona da outra não é inédito, com Elon Musk a ter feito o mesmo quando a Tesla Motors adquiriu a SolarCity em 2016, dando origem à Tesla como a conhecemos atualmente.
Já em janeiro, noticia o The Verge, sabia-se que os funcionários da xAI eram também trabalhadores da X, como portáteis e acesso à base de código da X, numa aproximação que já deixava indiciar este negócio.
Sobre a aquisição (e a desvalorização da X em 11 mil milhões de dólares face ao valor pago por Musk), a CEO Linda Yaccarino publicou que “o futuro não pode ser mais risonho”.
“A X é uma praça digital, onde mais de 600 milhões de utilizadores ativos vão procurar em tempo real a fonte da verdade e que, nos últimos dois anos, transformou-se numa das empresas mais eficientes do mundo, posicionando-se para entregar um futuro escalável. O futuro da xAI e da X está ligado. Hoje, anunciamos oficialmente o passo para combinar dados, modelos, computação, distribuição e talento”, lê-se no comunicado assinado por Elon Musk.