O duo que mantém o canal do YouTube Chornobyl Family anuncia ter ligado um computador inspirado nas máquinas de há 30 anos usadas pelos soviéticos em Chernobyl. O sistema onde se inspiraram (e de onde tiraram peças) foi construído pela Minsk Mainframes e tem processadores Intel 8086, numa versão militar do ES-1845, tipicamente usada pelo KGB.
A operar nos 5 MHz, esta máquina corre uma versão traduzida do DOS, a alphaDOS, e tem módulos que permitem integrar placas de processamento independentes, cada uma com o seu sistema de alimentação elétrica e que podem depois ser conectadas para disponibilizar diferentes soluções de processamento.
O Tom’s Hardware conta que a máquina recuperada tem sete destas ranhuras, populadas por cinco placas de processamento, uma com um clone do Intel 8086, outra com um processador gráfico, outra para comunicações, incluindo o controlador do rato e outras duas com RAM. A maior RAM que encontramos aqui é capaz de armazenar até 512 kilobytes de informação o que, à realidade atual, seria apenas suficiente para guardar um ícone de um website.
O par de entusiastas conseguiu também superar os desafios de encontrar software da época para colocar em execução no PC e ainda outro relacionado com os cabos necessários para ligar o monitor CRT de 12 polegadas.
Na interface de utilização, vemos um ecrã a dois tons, amarelo e preto.
Veja o vídeo que mostra a inicialização do computador em baixo ou no canal da Chornobyl Family no YouTube.