Foi um trabalho de equipa. A Sony AI (empresa do grupo Sony dedicada a robótica e inteligência artificial), a Polyphony Digital (ou PDI, entidade responsável pelo desenvolvimento do videojogo Gran Turismo) e a Sony Interactive Entertainment (ou SIE, companhia da Sony responsável pela PlayStation) anunciaram esta quarta-feira a criação da GT Sophy (de Gran Turismo Sophy), uma agente de inteligência artificial concebida para enfrentar jogadores humanos em Gran Turismo.
A GT Sophy foi treinada com recurso a uma nova plataforma de aprendizagem por reforço profundo, uma vez que nenhuma combinação existente de algoritmos e infraestruturas poderia resolver este desafio. O foco esteve em três parâmetros: controlo do carro de corrida – conhecimento profundo da dinâmica do automóvel, linhas de corrida e manobras de precisão; táticas de corrida – competências ao nível da tomada de decisões numa fração de segundo, como ultrapassagem por fluxo de arrasto, ultrapassagens cruzadas e até algumas manobras defensivas como o bloqueio; etiqueta de corrida – cumprimento das regras de desportivismo, que é considerada essencial para o fair play, incluindo evitar as colisões faltosas e respeitar as trajetórias dos adversários.
A Sony AI testou as capacidades da GT Sophy através de uma corrida contra quatro dos melhores pilotos de Gran Turismo do mundo, em dois eventos do Desafio Race Together 2021, que se realizaram a 2 de julho e 21 de outubro do ano passado. Após algumas melhorias efetuadas à agente com base nos resultados da primeira corrida, a GT Sophy superou os melhores pilotos humanos de GT nas corridas cronometradas e numa corrida do FIA-Certified Gran Turismo Championships, no segundo evento em outubro.
“A Gran Turismo Sophy representa um desenvolvimento significativo na IA, cujo objetivo não é apenas ser melhor do que os jogadores humanos, mas também proporcionar-lhes um adversário estimulante que consegue acelerar e elevar as técnicas e criatividade dos jogadores a um nível superior”, refere Hiroaki Kitano, CEO da Sony AI, em comunicado de imprensa. “Além de contribuir para a comunidade dos jogos, acreditamos que este avanço oferece novas oportunidades em áreas como a corrida autónoma, a condução autónoma, o controlo e a robótica de alta velocidade”, acrescenta.