A Engineered Arts, designer e fabricante de robôs humanoides com sede no Reino Unido, mostrou através de um vídeo publicado no Youtube uma das suas mais recentes criações que reproduz expressões faciais humanas, o robot Ameca.
No vídeo, Ameca parece despertar ao abrir os olhos e mostrar alguma confusão. Depois, olha para as suas mãos e braços, levanta-os e espanta-se abrindo a boca e levantando as sobrancelhas. No seu rosto é possível encontrar expressões de curiosidade e de quem analisa bem o que está a observar. No fim do vídeo, Ameca também sorri e faz aquilo que parece ser um aperto de mão. Ainda que reproduza algumas expressões, este robô não anda, não salta e não faz parkour como o robôs Atlas da Boston Dynamics. No entanto, a Engineered Arts pretende que também o venha a fazer no futuro.
Além de Ameca, a empresa desenvolveu outro robô, Mesmer, que não só reproduz expressões faciais humanas, como tem uma estrutura óssea precisa e uma textura de pele muito idêntica à textura da pele humana. Foi criado através do uso de scans 3D de humanos e reproduz expressões faciais ainda mais reais do que Ameca devido à pele e às características faciais mais realistas.
Os dois robôs foram criados, assim como todas as criações de robôs humanoides da empresa, para entretenimento e serão o centro das atenções nos próximos eventos onde a Engineered Arts marcar presença. O Ameca estará em exibição já em janeiro na CES (Consumer Technology Association) 2022, em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.