A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto vai ser palco para um debate no qual especialistas portugueses, da academia e das empresas, procuram responder a questões como o estado da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados em Portugal, quais as necessidades das empresas que trabalham nestes domínicos e quem são os especialistas no mercado. O debate é moderado por Rita Ribeiro e Luís Paulo Reis, docentes da FCUP e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), respetivamente.
O European Strategy for Data, publicado em fevereiro de 2020, prevê a aceleração da transformação digital centrada nos dados, no seu processamento e valorização, reconhecendo ainda uma falta de especialistas em dados, antevendo que a Europa consiga, em 2025, suprir apenas 50% das necessidades.
É aqui que entra a nova Licenciatura anunciada pelas FEUP e FCUP, em Inteligência Artificial (IA) e Ciência dos Dados (CD), um curso inovador com duração de seis semestres (correspondentes a 180 créditos ECTS) que pretende trabalhar competências em programação, algoritmia, estatística, métodos numéricos, otimização, aprendizagem computacional, processamento de imagem e de linguagem natural, robótica e sistemas inteligentes, segurança e privacidade, explica o comunicado de imprensa.
Os alunos que optem por esta formação deverão ser capazes de desenvolver soluções e aplicações computacionais nos domínios da IA e CD, mas não estão limitados a estes campos. Pretende-se que sejam capazes de fazer a escolha apropriada de modelos, conjuntos de dados, algoritmos, linguagens, bibliotecas e interfaces com o utilizador, integrem conhecimento interdisciplinar na resolução de problemas, fomentem pensamento crítico e desenvolvam um grande nível de abstração.
No que toca a saídas profissionais, os licenciados em IA/CD podem exercer funções de cientista de dados em empresa ou laboratórios de investigação, especialista em Aprendizagem de Máquina, analista de Dados, especialista em IA com ênfase em CD, programador especializado e outras funções e carreiras semelhantes. Saiba mais sobre o curso aqui.
Entre os convidados já confirmados da mesa redonda estão Eduarda Mendes Rodrigues, responsável pela equipa de Engenharia e Ciência de Dados da GiffGaff, Luís Sarmento, cofundador da Inductiva Research Labs e Bruno Mourão, da Sonae MC e um dos responsáveis pela mais recente criação do supermercado sem caixas em Portugal. O evento é transmitido no canal de YouTube da FCUP a partir das 16h30 desta segunda-feira.