A Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, planeava lançar o grande foguetão parcialmente reutilizável chamado New Glenn algures no decorrer de 2021. O objetivo era transportar grandes cargas para o espaço, desde elementos para a segurança nacional dos EUA a satélites comerciais. Agora, por ter perdido um lucrativo contrato com o Departamento de Defesa dos EUA, a empresa vai adiar o lançamento para finais de 2022. “A data estimada para o voo de estreia do New Glenn é o quatro trimestre de 2022. A equipa da Blue Origin está em contacto com todos os clientes para assegurar que esta data corresponde às suas necessidades”, explica a empresa em comunicado.
A Blue Origin aparentava estar a contar com dois concursos públicos para lançamentos da Força Aérea dos EUA para equipamentos de segurança e do Pentágono entre 2022 e 2027. A comunicação de que a SpaceX e a United Launch Alliance (com Boeing e Lockheed Martin) terão vencido esses concursos, no final do ano passado, “teve um grande impacto para nós”, admite Jarrett Jones, vice-presidente da Blue Origin. De acordo com o executivo, perder este concurso representa uma perda de três mil milhões de dólares. “Esperamos lançar cargas [de segurança nacional] no futuro e estamos comprometidos em servir a missão de defesa nacional dos EUA”, reforça a Blue Origin no comunicado citado pelo The Verge.
Apesar de ter recebido 255 milhões (de um total de 500 milhões) da Força Aérea para um programa precursor do New Glenn, a empresa viu vedado o resto do montante depois de ter perdido o concurso subsequente.
Com a saída de Jeff Bezos da liderança da Amazon para se focar noutros projetos, como o da Blue Origin, é expectável que a empresa espacial receba um reforço financeiro. Em 2017, o executivo anunciou o investimento de mil milhões de dólares anuais para ajudar a Blue Origin. Sabe-se que a empresa está apostada em conseguir vencer o próximo concurso da NASA para construção de uma nave lunar e que está a reforçar a aposta no motor de foguetão BE-4, que vai também ser usado pelo foguetão da United Launch Alliance, o Vulcan.