A plataforma Tech4Covid19 anunciou o lançamento de uma equipa de 200 voluntários para a identificação de carências, recolha e entrega de material a hospitais e profissionais de saúde. A iniciativa Projeto Material Hospitalar prevê fazer a entrega de equipamentos e material em falta às diferentes Administrações Regionais de Saúde.
“O objetivo é angariar equipamentos de proteção individual (EPIs), ventiladores e testes de despiste ao Covid-19, que, como é sabido, são bens escassos e imprescindíveis para os profissionais que formam a linha da frente deste exército de agentes de saúde pública”, refere a Tech4Covid em comunicado.
A iniciativa Projeto Material Hospitalar é descrita como uma das robustas que a plataforma Tech4Covid19, que juntou mais de 3500 voluntários da área das tecnologias e empreendedorismo, desenhou na única semana de que leva de existência. O projeto foi lançado em articulação com as Administrações Regionais de Saúde, recorda a organização. Ordens dos Médicos, Enfermeiros e Farmacêuticos também já deram o apoio. A certificação dos materiais será feita com o Infarmed.
“A equipa tem cinco diferentes planos de ação e garante o cumprimento de toda a cadeia de valor – levantamento de necessidades reais, procurement, fabrico e gestão de donativos, validação e certificação técnica, compra e distribuição/logística. O grupo funciona assim como uma corporação capaz de identificar, encomendar, comprar e entregar material hospitalar, que será entregue às Administrações Regionais de Saúde, para posterior distribuição pelas diferentes unidades de saúde do país, em função da carência e urgência”, refere a Tech4Covid19 em comunicado.