“Temos que ouvir os nossos consumidores, e eles querem transparência”, começou por dizer Håkan Samuelsson, CEO da marca, na apresentação internacional do Volvo C40, o segundo modelo totalmente elétrico que vai estar disponível exclusivamente online, tal como os restantes elétricos da marca. “As experiências online e offline precisam de estar totalmente integradas”, acrescentou Lex Kerssemakers, o diretor comercial da Volvo. “Onde quer que o cliente esteja – online, num showroom, num Volvo Studio ou a conduzir o carro – a sua experiência tem que ser de primeira qualidade”, sublinhou durante o evento online que teve lugar esta terça-feira, 2 de março.
Já o diretor de tecnologia da marca lembrou que “não há futuro de longo prazo para carros com motor de combustão interna”. Henrik Green garantiu que na Volvo todos estão “firmemente comprometidos com o facto de nos tornarmos num fabricante de carros exclusivamente elétricos, e essa transição deve acontecer até 2030. Isso permitir-nos-á responder às expectativas de nossos clientes e ser parte da solução quando se trata de combater as mudanças climáticas”, acrescentou. Até 2025 a marca quer que 50% das suas vendas sejam de modelos 100% elétricos, sendo os restantes modelos híbridos.
Os responsáveis da Volvo salientaram ainda que os modelos elétricos da marca vão estar disponíveis a preços especiais de pré-venda, nos seus canais online, e que foram criados pacotes específicos para este tipo de veículos que incluem garantia, seguro e manutenção do mesmo.
A meta de 2030 representa uma aceleração da estratégia de eletrificação da Volvo Cars, impulsionada pela forte procura pelos seus carros elétricos, durante os últimos anos, bem como por uma firme convicção de que o mercado de carros está a reduzir-se drasticamente.
“Para continuarmos a ser bem-sucedidos precisamos de um crescimento lucrativo. Portanto, em vez de investir num negócio que está a encolher, optamos por investir no futuro – elétrico e online”, realçou ainda Håkan Samuelsson. “Estamos totalmente concentrados em sermos líderes no segmento de eletricidade premium de rápido crescimento.”
A Volvo apresentou no ano passado o seu primeiro modelo totalmente elétrico, o XC40 Recharge, em vários mercados ao redor do mundo.
Os clientes poderão escolher entre veículos elétricos pré-configurados, preparados para responder a pedidos simples e convenientes e entrega rápida. Segundo os responsáveis, isso elimina a necessidade de negociações, aumenta a transparência e cria confiança, concluem.
As receitas da Volvo Cars rondaram os 26 mil milhões de euros no ano passado, com mais de 600 mil carros vendidos, menos 6,2% do que vendeu em 2019, segundo esclarece em comunicado.