A nova edição da EXAME está nas bancas e junto dos nossos assinantes.
As maiores cotadas do mundo continuam a bater recordes de valor e já representam mais do que muitas economias mundiais. No nosso tema de capa, o jornalista Rui Barroso foi analisar este grupo de elite das Megaempresas para entender as razões para o seu sucesso e qual o risco que os mercados e as economias enfrentam no caso de esta tendência de ganhos sucessivos correr mal.
No nosso tema de capa (desenhada pelo Edgar Antunes) focamos a atenção nas empresas e sobretudo nas grandes cotadas, mas os temas desta edição são mais vastos e abarcam dossiers quentes da economia mundial. Olhamos para as conclusões pouco lisonjeiras do chamado Relatório Draghi, sobre a competitividade europeia, e saltamos o Atlântico para uma antecipação daquilo que podemos esperar consoante o desfecho das eleições de novembro, para a Casa Branca.
A sustentabilidade é tema de uma grande entrevista com Mafalda Guedes, da Sogrape, e é também abordada por vários dos nossos colunistas, em diferentes vertentes. E, por falar em vinho, fomos descobrir uns tesouros de pequena produção no Alentejo e, com a ajuda de Francisca Van Zeller, debatemos sobre como podemos comunicar melhor aquilo que sabemos bem fazer.
É claro que não poderiam faltar as histórias curiosas de marcas que bem conhecemos, as recomendações de livros e a nossa análise a um verdadeiro mito das estradas: a nova encarnação do VW Golf.