Com as primeiras verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a chegarem a Portugal por estes dias, a EXAME de agosto foi procurar perceber, junto de especialistas, em que medida o dinheiro e os investimentos previstos pela “bazuca” podem ajudar a transformar o País na próxima década, nomeadamente o contributo que podem ter para a resolução de problemas estruturais.
Um dossier de 14 páginas onde se destacam os 61 mil milhões previstos gastar nos próximos anos num bolo total de fundos comunitários, os fins a que são destinados, bem como a forma de lhes aceder. Isto numa altura em que os primeiros avisos do PRR já foram publicados, representando cerca de 10% do total deste programa que está avaliado em 16,6 mil milhões de euros, a aplicar até 2026.
Do lado do Governo, a garantia é de que não será por falta de verbas que os bons projetos empresariais deixarão de ser apoiados neste plano para o pós-covid. Uma mensagem que é sublinhada também, em entrevista, pelo presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C). Nuno Oliveira Santos antecipa ainda o que podemos esperar do próximo ciclo de financiamento comunitário, o Portugal 2030.
Nesta edição da EXAME analisamos os contornos e os caminhos que levaram ao acordo entre mais de 130 países para taxar as multinacionais com um imposto mínimo – com declarações do responsável que conduziu este processo dentro da OCDE -, e fomos conhecer como a SWORD Health, empresa que cruza fisioterapia, tecnologia digital e serviços à distância, e que ambiciona tornar-se na empresa mais valiosa do País e na maior do setor da saúde.
E, em semanas que são já de férias para muitos, pedimos a onze personalidades da área da economia e das empresas que nos deixassem as suas sugestões de leitura para as próximas semanas. O resultado é uma lista de livros de elite que pode levar consigo na mala, em domínios que vão da gestão e da economia, à ciência política, passando pelo marketing e pelas incontornáveis alterações climáticas.
Mas há ainda outros temas que pode encontrar na revista deste mês, já nas bancas: como a bolsa está a tentar convencer o capital de risco a recorrer ao mercado de capitais para fazer a saída dos seus investimentos; o que significará, para os próximos anos, a revisão da estratégia do Banco Central Europeu; como a empresa de colas industriais Colquímica está a internacionalizar-se e a afirmar-se no mercado dos EUA; a Girl Talk deste mês, que juntou Inês Caldeira, a partir de Banguecoque, e Ana Ventura, em Nova Iorque, debruçando-se sobre as formas como Portugal pode puxar dos seus galões e mostrar ao mundo o que vale o seu talento.
Destaque também para as opiniões de Pedro Afonso, Fernando Cardoso de Sousa e Soumodip Sarkar, com as suas visões sobre talento, inovação e empreendedorismo. Estes e outros assuntos na sua EXAME de agosto, que pode encontrar nos pontos de venda habituais, ou em sua casa através de assinatura – no formato físico ou digital.
Boas leituras! E boas férias, se for esse o seu caso!