Há uma empresa de origem portuguesa entre as 100 consideradas mais influentes no mundo em 2021. Na lista, divulgada esta terça-feira pela revista Time e que conhece este ano a primeira edição, a Farfetch surge no grupo das inovadoras, ao lado de empresas como a Ikea, a Nintendo, TikTok ou Spotify.
A plataforma digital de venda de moda de luxo, primeiro unicórnio português, é destacada pela revista pelo percurso feito desde 2008, quando começou como marketplace para venda de moda, até à entrada em força no mercado chinês e à inauguração recente de uma loja em Londres, que estende ao mundo físico o conceito digital que percorre toda a empresa e onde é possível recorrer a realidade aumentada para experimentar vestuário.
Fundada por José Neves, a empresa entrou em bolsa em 2018 e teve um disparo de vendas em 2020, o ano da pandemia que fez explodir os negócios online por via dos confinamentos e do distanciamento social. As receitas fecharam o ano nos 1.700 milhões de dólares, 64% acima de 2019.
O empresário, que há alguns meses apresentou a fundação que leva o seu nome e que se dedica a apostar na educação, foi distinguido no final do ano passado pela EXAME com o Prémio Excelência na Liderança. Na altura, em entrevista, considerava que a pandemia não tinha sido necessariamente boa para a Farfetch e que obrigou a um esforço redobrado de envolvimento dos quase 5.500 colaboradores no futuro da empresa e da relação com os seus parceiros.
“A Farfetch é boa para as empresas em momentos de pandemia, ao contrário da pandemia ser boa para a Farfetch – e isso é que levou aos bons resultados que os nossos parceiros tiveram. Do que vendemos, 90% são vendas dos nossos parceiros, com o crescimento deles crescemos nós também. Por isso, continuamos muito otimistas para o resto deste ano e para 2021 também,” disse na altura o empresário.
Com clientes em mais de 190 países e produtos de cerca de 1 300 das melhores marcas de luxo, a Farfetch defende que no futuro a experiência do retalho será holística e de convergência. “Nenhum de nós é um cliente online ou offline, monomarca ou multimarca. Como consumidores, queremos descobrir, ser inspirados e comprar,” acrescentou.
José Neves, que é o primeiro português entre mais de 200 pessoas a aderir à Giving Pledge, iniciativa filantrópica de Bill e de Melinda Gates, defende que a ambição de um empreendedor não deve ser a de vir a ganhar muito dinheiro ou de vir a ser um unicórnio (em que a própria Farfecth se converteu em 2015, após superar a avaliação de 1.000 milhões de dólares).
“Quando alguém me pergunta qual é o critério, se deve avançar para o negócio ou não, o que eu digo é o seguinte: “Será que alguma vez te perdoarás se não tentares lançar esse negócio?”. Se a resposta for não, é porque se está a fazer a coisa pelas razões certas”, disse na mesma entrevista à EXAME, publicada em dezembro passado.
Divididas em grupos – pioneiras, líderes, inovadoras, titãs e disruptoras – as 100 mais influentes da Time são escolhidas tendo como base nomeações feitas por editores e correspondentes da revista e especialistas dos vários setores. Essas nomeações são depois avaliadas tendo em conta fatores como relevância, impacto, inovação, liderança, ambição e sucesso.