O Founders Fund foi esta quinta-feira apresentado pela Shilling. O fundo de €30 milhões destina-se a investir em startups tecnológicas em fase inicial, e está disponível para empresas nacionais e estrangeiras. Em comunicado, a Shilling revela que espera poder contribuir para que Portugal cresça e se afirme como tech hub, ao mesmo tempo que mantém os olhos bem despertos para potenciais novos unicórnios. Recorde-se que a Shilling investiu em projetos como a Unbabel ou a Uniplaces, hoje referências no ecossistema empreendedor nacional.
O Founders Fund assenta num modelo de partilha de lucro, onde o retorno é partilhado com todos os fundadores do portefólio. E conta com 100% de capital privado, de investidores nacionais e internacionais, que partilham entre si algo muito relevante: o facto de serem, eles próprios, fundadores de empresas.
O novo fundo e a nova marca expressam a nossa visão:aproximar os empreendedores com experiência que se tornaram investidores no fundo à dos fundadores do portefólio
hugo gonçalves pereira
Segundo a informação revelada pela Shilling, p Founders Fund já investiu em sete empresas. “Somos um fundo de capital de risco com base em Portugal e com ambição global, com foco em projetos de early stage e com uma abordagem founder friendly: no nosso programa pre-seed, o processo desde a primeira reunião até ao dinheiro no banco dura, no máximo, 30 dias. O novo fundo e a nova marca expressam a nossa visão: aproximar os empreendedores com experiência que se tornaram investidores no fundo à dos fundadores do portefólio”, explica Hugo Gonçalves Pereira, fundador da Shilling.
Já Marta Palmeiro, LP Founder da empresa, realça que “só potenciando a experiência coletiva dos nossos fundadores, seremos capazes de acelerar a construção de um ecossistema empreendedor sustentável. Sempre que uma das nossas startups triunfa, todos no portefólio ganham”.
No mesmo sentido, o Fundo apresenta também a ‘Shilling Platform’, que “pretende ajudar as empresas do portefólio a ultrapassar desafios de crescimento e escalar mais rapidamente”, lê-se no mesmo comunicado enviado às redações.
No documento Isabel Salgueiro, Head of Platform da Shilling, afirma ainda que “a Platform e o modelo de profit-sharing, vão, lado a lado, no sentido de construir as fundações de uma comunidade unida e forte que queremos para o nosso portefólio.
O Founders Funs conta com mais de 35 Founder LPs, empreendedores com experiência e que simultaneamente investem no fundo e dão apoio aos empreendedores da próxima geração e é gerido por 10 senior partners com experiência em áreas, indústrias e continentes diferentes. Juntamente com o facto de assentar num modelo de partilha de lucros, este fundo acredita que pode ser significativamente diferenciador no mercado.