Se as paredes contassem histórias, as da Casa da Companhia, Vignette Collection, no centro histórico do Porto, contariam certamente momentos de um passado glorioso e belo.
É na atual Rua das Flores, uma das mais antigas da cidade, que podemos encontrar este hotel, fruto da reabilitação de um edifício emblemático do século XVIII, mas nem sempre foi assim. Ao caminhar pela entrada principal, reparamos nos interiores restaurados de forma a preservar a traça original, como os tetos e as pedras originais: esta casa senhorial barroca, onde a elegância e a história se cruzam com o luxo e charme modernos, já acomodou uma das mais antigas produtoras de Vinho do Porto, a Real Companhia Velha.
Está localizado numa área classificada Património Mundial da UNESCO, rodeado de vários comércios e uma atmosfera local e cultural vibrante. Entre 1761 e 1960, quando a rua ainda era conhecida pelo seu nome original – Rua de Santa Catarina das Flores -, Dom Bartolomeu Pancorvo, um dos homens fortes da Companhia, decidiu tornar o espaço do atual hotel como sede, contabilidade e armazenamento do negócio vinícola mais antigo de Portugal ainda em funcionamento.
O charme da Casa da Companhia espalha-se pelos seus vários espaços, desde o pátio e a capela de estilo barroco, aos 40 quartos e suites elegantes. Projetados para momentos de descanso e tranquilidade, estes oscilam entre vista para jardins interiores e uma fabulosa panorâmica do coração da cidade. As áreas de bem-estar, do restaurante e do bar completam a experiência de uma estadia única, naquele que é, recorde-se, um dos espaços que mais contribuiu para a história económica do Norte de Portugal e para a regulamentação do Vale do Douro como a mais antiga denominação de origem vinícola do mundo.
A visitar!
Curiosidades com história
- O estilo ornamentado barroco típico do Porto é menos evidente no edifício do Hotel Casa da Companhia, apesar de ser contemporâneo das construções mais elaboradas da época;
- No interior do edifício, destaca-se uma sala abobadada com características da época de construção, além de elementos como “conversadeiras” (cadeira dupla com assentos opostos) e uma nique em cantaria para aquecimento;
- O Hotel Casa da Companhia é dog friendly.