Seguros PPR e Fundos PPR
Ao procurar soluções PPR para investir há dois grupos que se destacam: Seguros PPR e Fundos PPR. Os Seguros PPR caracterizam-se por ter habitualmente capital garantido, ou seja, o investidor tem à partida a garantia de que o montante investido não sofrerá nenhuma depreciação. No entanto, esta garantia tem um preço, nomeadamente as rentabilidades dos últimos anos têm sido extraordinariamente baixas, situando-se mesmo perto dos 0% em muitos casos.
Por outro lado, os Fundos PPR não dispõem geralmente de garantia de capital, mas essa situação permite que os gestores possam procurar melhores oportunidades de investimento e, portanto, proporcionar rentabilidades superiores. De referir ainda que dentro desta classe de PPR existem diversos níveis de risco, ou seja, mesmo investidores mais conservadores podem encontrar uma solução compatível com o seu perfil.
Perfil de investidor
A determinação do perfil de investidor é uma etapa fundamental para escolher qual o PPR mais adequado para si. Nesse sentido as instituições financeiras e sociedades gestoras disponibilizam um formulário próprio para o efeito que contém algumas perguntas com vista a determinar a tolerância ao risco de cada investidor.
Obtido o perfil de investidor, é tempo de analisar os planos poupança reforma disponíveis no mercado. Se por um lado há sociedades gestoras que disponibilizam apenas um PPR, outras como a Optimize oferecem um leque mais alargado de opções com vários níveis de risco.
Soluções PPR da Optimize
Esta sociedade gestora oferece 5 opções de PPR, com diferentes níveis de risco, que vão desde o nível 6 ao nível 4. A tabela em baixo resume estas soluções PPR:
Plano Poupança Reforma | Nível de risco | Exposição máx. a ações |
PPR Leopardo | 6 | 100% |
PPR Agressivo | 5 | 100% |
PPR Ativo | 4 | 55% |
PPR Equilibrado | 4 | 35% |
PPR Moderado | 4 | 15% |
Conforme é possível verificar, cada PPR tem uma exposição máxima a ações, resultando numa volatilidade e rentabilidade expectável maior ou menor.
Soluções mais expostas a ações proporcionam tendencialmente rentabilidades superiores, mas em anos de desvalorizações generalizadas podem descer mais. Por outro lado, os PPR com menor componente de ações geralmente têm rentabilidades inferiores, mas em períodos de desvalorizações generalizadas registam uma descida mais moderada.
A amplitude expectável dos movimentos na valorização de um determinado ativo designa-se por volatilidade. Assim, as soluções de investimento com maior exposição a ações têm normalmente uma maior volatilidade do que as que têm um peso menor desta classe de ativos.
O melhor PPR para si
A escolha do PPR a investir deve ser devidamente ponderada. Uma sociedade gestora, como a Optimize, que ofereça um conjunto de soluções ao invés de apenas uma, acaba por ter uma vantagem adicional já que permite não só ao investidor escolher um PPR totalmente adaptado ao seu perfil, como, ao longo do tempo, poder alterar de estratégia se assim entender, sem perda do histórico ou pagamentos das mais-valias acumuladas.
Poderá adaptar assim a sua estratégia de investimento, consoante os seus objetivos, a perceção de evolução dos mercados financeiros, entre outros. Todos os investidores em PPR da Optimize podem trocar de produto gratuitamente sempre que desejarem. Por exemplo, uma situação frequente é os investidores numa idade mais jovem optarem por um PPR com maior exposição a ações e, quando se aproximam da idade da reforma, optarem por trocar para um PPR com mais obrigações (dívida de governos e de empresas) com um risco inferior, no qual se privilegia a conservação do capital em detrimento da rentabilidade.
Outra vantagem que esta sociedade gestora oferece é poder ter um portfolio constituído por vários PPR numa conta, ou em subcontas, dividindo assim os montantes consoante o objetivo que pretende alcançar. Pode arrumar os investimentos por “caixinhas”, ou seja, subcontas, onde cada caixa corresponde a um investimento independente.
Conclusão
A escolha do PPR mais adequado a cada pessoa deve ser realizada depois de determinado o perfil do investidor. Com base neste, é possível conhecer a tolerância ao risco e assim analisar as opções disponíveis no mercado.
As sociedades gestoras que disponibilizam uma gama mais alargada de soluções com diversos níveis de risco, acabam por ter uma vantagem adicional pois é possível não só escolher uma solução totalmente adaptada a cada perfil, como alterar o investimento ao longo do tempo, caso os objetivos do investimento ou o horizonte temporal se alterem.