A FIAT está a fazer história com a estreia mundial do Novo (500)RED, o primeiro automóvel (RED) do mundo a associar-se à associação de Bono, vocalista do U2, e de Bobby Shriver, que combate a SIDA e a Covid-19. Há uma mensagem subjacente neste (500)RED elétrico com o objetivo de “proteger o planeta e a sua gente” de olhos postos na sustentabilidade ambiental. Com o slogan “Made for the Planet, Made for its People”, a campanha publicitária do Novo (500)RED incentiva potenciais clientes a tornarem-se parte desta mudança: a proteção do meio ambiente e o combate à pandemia. Até porque, cada compra de um RED ativa uma doação ao fundo global para apoiar a prevenção, tratamento, aconselhamento, testes, educação e serviços de atendimento às comunidades mais necessitadas. FIAT, Jeep e RAM estabeleceram, assim, uma parceria com a RED, comprometendo-se com um mínimo de quatro milhões de dólares, entre 2021 e 2023, para apoiar o combate às pandemias, incluindo a SIDA e a Covid-19.
Na realidade, “o objetivo não é apenas comercializar automóveis: a nossa nova viagem tem também a ver com o cuidado e a atenção ao clima, à comunidade e à cultura”, notou Olivier François, CEO da FIAT e CMO da Stellantis, durante o evento de apresentação, em Turim. Mais, sublinhou: “Bono e eu fazemos também a estreia mundial do Novo (500)RED. A missão deste automóvel é proteger tanto o planeta como as pessoas: é elétrico para respeitar o ambiente e dar um contributo para um futuro mais sustentável”. E reiterou ainda que essa missão vai agora ainda mais longe em conjunto com a RED. “Juntos, queremos combater as pandemias e esta é a dupla mensagem que pretendemos transmitir ao mundo”.
Há uma década na FIAT, Olivier François realçou que esta é “atualmente a marca líder da Stellantis em termos de volume de vendas, com um milhão de veículos vendidos até ao momento, em 2021”, anunciando que “a partir de 2023, a FIAT revelará pelo menos um novo modelo todos os anos e cada um deles terá, também, uma versão totalmente elétrica”.
Um carro que cuida da família
Além de os compradores fazerem parte desta mudança, há outras palavras-chave como um futuro melhor ou cuidado que entram logo no ouvido. Ainda que não seja um carro familiar, este cuida da família, fazendo jus às expressões da campanha: “Feito para o planeta. Feito para as suas pessoas”.
Uma série especial está, assim, disponível em toda a Família 500: o Novo (500)RED, (500X)RED e (500e)RED. O vermelho é a característica primordial no exterior, desde a carroçaria e logótipos até às tampas dos espelhos e elementos de design nas jantes de liga leve. Esta tonalidade também dá cor ao interior: painel de instrumentos, detalhes de design nos tapetes, e assentos exclusivos feitos com fio Seaqual®, derivados de plásticos recuperados dos oceanos, com a assinatura FIAT e o logótipo (500)RED no encosto. A paleta de cores da carroçaria abraça outras tonalidades específicas para cada modelo.
Ainda com o propósito da sustentabilidade ambiental, todos os modelos estão equipados com um filtro de ar tratado com uma substância biocida altamente eficaz (>99,9%) contra vírus e bactérias. Também o volante, os bancos e o interior do porta-bagagens foram submetidos a um tratamento antimicrobiano eficaz contra vírus e bactérias em prol da segurança.
Ao comprar um automóvel da Família (500)RED leva para casa um Kit de boas-vindas, com um doseador de higienização de mãos e uma capa específica de chave para um toque final de personalização. Recebe ainda uma carta de boas-vindas, assinada por Olivier François e Bono.
Entre outros trunfos estão o logótipo 500 na frente e o logótipo FIAT na porta traseira, agora em vermelho pela primeira vez como uma homenagem à RED. Além do emblema específico na base da janela traseira e o logótipo 500 colocado ao meio do volante premium com estofos Soft Touch. A Família (500)RED oferece ainda uma opção extra como contributo para a pegada ambiental: a scooter elétrica “500 Iride” que é dobrável e pesa 15 kg.
A Casa 500 e o La Pista
A Casa 500 é um novo espaço de exposição, que faz parte do complexo museológico da Pinacoteca Agnelli, com a pista de Lingotto como pano de fundo. Dedicado ao ícone da Fiat, que fez história na indústria automóvel, é também uma viagem que projeta as raízes da FIAT para o futuro. Outro grande trunfo da marca é o La Pista 500, com mais de 40 mil plantas, sendo o maior jardim suspenso da Europa, situado na cobertura de uma fábrica do início do século XX. Um pulmão dentro da cidade em prol do planeta.