Saúde em Portugal: Da ilusão da mudança à realidade da crise permanente
Portugal continua a gritar por socorro na área da saúde. A promessa de mudança que acompanhou a chegada da nova liderança parece estar a dissipar-se, confrontada com a realidade de um sistema que não se permite mudar
O fracasso da AIMA, a frustração dos imigrantes e a inércia do Governo
Para além dos problemas intrínsecos à AIMA, o grande problema continua a residir na enorme burocracia que caracteriza o país. O IRN (Instituto dos Registos e do Notariado), que ficou com parte da responsabilidade de gerir as centenas de milhares de processos herdados do SEF, tem-se mostrado incapaz de lidar com o volume e complexidade dos mesmos
Legislativas 2024: Entre promessas e realidades, o que sobra para os consumidores?
Apesar das promessas e intenções dos partidos, a baixa literacia financeira e digital em Portugal é um desafio imenso que requer ações muito mais estruturadas e eficazes para realmente fazer a diferença na vida dos portugueses
IVA e Consumidores a Zero?
Todos os outros produtos, também essenciais, irão continuar a aumentar de preço, fazendo com que a medida fique cheia de intenções e vazia de sucessos
O consumidor, o mau e o vilão
O que assistimos é a um “assobiar para o lado” por parte dos órgãos executivos do governo, nomeadamente nas finanças e economia, na medida em que culpam as grandes cadeias de distribuição, bancos, operadores energéticos e petrolíferas por lucros avultados, aplicando-lhes coimas e impostos extraordinários, ao contrário da lógica assunção de medidas preventivas, e de proximidade, que resultem em resultados de efetivos no combate à perda do poder de compra dos portugueses
Os eleitores evoluíram. Os políticos, não!
Em primeira análise, uma campanha política, seja autárquica ou de outra circunstância qualquer, tem como principal objetivo alcançar o melhor rácio de conversão de eleitores possível. Ora, em nada se demarca do objetivo mais básico que uma campanha de marketing pode ter. Vender, vender, vender!
Preços apetecíveis nos marketplaces internacionais são sinónimo de “dor de cabeça”
Com baixos níveis de literacia digital, a maioria dos consumidores portugueses arrisca a compra em marketplaces, sem conhecerem o conceito que está por detrás destas plataformas, que as desresponsabiliza em matéria de direitos de consumo, nomeadamente as garantias, as condições de troca e devolução
Salve-se quem puder... no digital!
As formas de burla e fraude online são tão diversificadas, que dificulta a sua enumeração em lista, para poder servir como um guia de problemas a evitar. O perigo tanto pode espreitar na forma de venda pelo canal utilizado, como pelo produto, até à forma de pagamento
2020 mudou o consumo para sempre? Penso que não.
Os consumidores perdem a confiança, após más experiências de consumo e certamente que irão optar pela velha e tradicional compra física, logo que possível
Analfabetos digitais? Ainda há muitos!
Analfabeto de ontem era o iletrado, não conhecedor do alfabeto, o de hoje, é aquele que não saber usar corretamente as inovações tecnológicas em seu redor.
O paradoxo da poupança em tempo de pandemia
Sem poupança, não há investimento no futuro, e sem investimento não há crescimento económico.