Opinião

Sustentabilidade e Inteligência Artificial: uma aliança necessária para as gerações futuras

A IA emerge como uma ferramenta muito poderosa que potencia os nossos esforços em direção a um desenvolvimento sustentável, em vários setores críticos da nossa sociedade

Vicente Huertas
Opinião

Para onde vão a inflação e os juros?

Cadeias de abastecimento, procura e margens das empresas deverão, assim, contribuir para uma moderação da inflação ao longo do próximo ano, que deverá ser visível sobretudo a nível core (i.e. excluindo energia e alimentação). Contudo, persistem alguns riscos

Carlos Andrade
Opinião

Ano Letivo Novo, Vida Nova! Os adultos também precisam de preparar o seu próprio “Regresso às Aulas”.

Os miúdos não precisam que lhes expliquemos o que é a taxa de juro ou o que é o orçamento familiar (embora não lhes faça mal aprenderem isso), mas precisam de critérios e de uma boa educação que os ajude a fazer escolhas

João Morais Barbosa
Opinião

Uma nova abordagem à inovação: a criação de Ecossistemas

Estamos perante um ritmo de mudança exponencial, e não serão as atuais abordagens lineares que permitirão acompanhar os tempos. É necessário olhar para modelos de inovação escaláveis que não dependam apenas de recursos internos

Mafalda Paiva Chaves
Opinião

Sim, os negócios de sucesso TÊM colaboradores com uma forte cultura de compromisso

Promover uma cultura de responsabilização e compromisso entre a equipa é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e a fórmula começa com o respeito pelos elementos da equipa, pelos seus pontos fortes e pelos seus objetivos comuns e individuais

Rita Maria Nunes
Opinião

Inteligência Artificial: Inovação consequente e o nosso fascínio pelo desconhecido

Podemos manter o equilíbrio entre sermos engolidos por uma narrativa não-humana, alienígena, e adotarmos a melhoria das competências digitais à escala global a nosso favor? Será que devemos mesmo “interromper" o desenvolvimento da IA, se é que isso é sequer possível? Seria a regulação a melhor resposta?

Alisson Ávila
Jornada Mundial da Juventude

Quem sabe fazer contas públicas?

Por muito que possa custar aos crentes, a verdade é que não foi por devoção que o Estado se envolveu nesta Jornada Mundial da Juventude

João Raposo
Opinião

Porque é que a maioria silenciosa está mais concentrada nos rendimentos do que na ideologia do investimento sustentável?

Embora os debates em ambos os extremos do investimento sustentável atraiam a maior parte das atenções, a maioria silenciosa no meio é muito superior e, na sua maioria, centra-se mais no retorno do investimento do que na ideologia

Andy Howard
Opinião

Como criar um mindset digital?

Um mindset é um conjunto de crenças, ideias, perspetivas e pressupostos que influenciam a forma como vemos o mundo. É também uma hierarquização na medida em damos mais importância a umas que a outras. Por seu turno esse conjunto de crenças, e os valores associados, determinam as práticas, ou seja, aquilo que se faz, ou como se faz. A estratégia organizacional é “o trabalho que é preciso ser feito” e a cultura “é a forma como o trabalho é feito”. É comum a expressão “a cultura come a estratégia ao pequeno-almoço”

Agostinho Abrunhosa
Opinião

Da Mona Lisa a Taylor Swift – A economia está difícil de ler

Na economia pós-Covid, armados com poupanças excedentárias acumuladas durante a pandemia (ainda não esgotadas) e protegidos por um mercado de trabalho “aquecido” (baixo desemprego) e por apoios orçamentais, muitos consumidores estarão a privilegiar a despesa em serviços e em experiências

Carlos Andrade
Opinião

Como promover a poupança em Portugal?

É fácil olhar para o Estado em procura de respostas. É mais fácil ainda procurar responsáveis pelos comportamentos que enquanto agentes económicos tanto nos penalizam. O consumo não tem nada de mau, antes pelo contrário. O dinheiro existe para ser gasto, hoje ou no futuro. E para o gastarmos no futuro temos de poupar e “adiar a gratificação” do consumo presente

João Morais Barbosa
Opinião

O poder das redes sociais no ecossistema de consumo

Pedro Lourenço
Opinião

O sector financeiro como catalisador decisivo para a sustentabilidade

João Sàágua
Exame

Experimentar para entender: a importância de espaços de encontro com a tecnologia

Nem toda a gente tem acesso à última tecnologia. É por isso fundamental a criação de espaços democratizados de contacto com essas soluções, nomeadamente para estudantes

Tiago Godinho
Opinião

Inteligência Artificial, realidade ou ficção?

A IA pode mudar o mundo, mas para já está a mudar - para cima - a valorização das empresas expostas a esta área

Ângelo Custódio
Opinião

Seguros: processos simples para clientes mais exigentes

As seguradoras têm de repensar os seus modelos de interação e a experiência que oferecem aos clientes, apostando numa comunicação omnicanal e integrada, e que ofereça conveniência e a possibilidade de interação multiplataforma, a qualquer momento

Rui Fonseca Martinho
Opinião

Só se fala de Certificados de Aforro

Quando nos dizem que alguma coisa tem risco, a tendência natural é evitá-lo, mas o facto de querer evitar o risco não significa que não tenha de lidar com ele. Quase tudo na vida tem um risco associado, mas fomos educados a conviver com ele: por isso conseguimos andar de avião, nadar no mar ou deslocarmo-nos de mota. Já nos investimentos, parece que a maioria dos portugueses não foi educado a conviver com o risco associado aos mesmos.

João Raposo
Exame

Com o Volume vem o Valor

O ecossistema bancário mais inovador e colaborativo do mundo para dados de sustentabilidade encontra-se num lugar inesperado. Isto demonstra que a partilha de dados ESG enquanto bem público, torna todos mais inteligentes.

Kristoffer Tarp
Opinião

Portugal como ponte: Mercado Europeu e Asiático

Não é de admirar que, quando se procura fomentar contactos ou estabelecer relações comerciais entre o Mercado Europeu e o Mercado Asiático, o nosso País surja como um instrumento de aproximação natural e estratégico, servindo de elo de ligação entre estes dois grandes blocos

Francisco Valente Oliveira
Opinião

Vencer a inércia

De pouco vale cortar custos com a simples lógica de termos de poupar. Para ganharmos a motivação necessária para vencermos a inércia e fazermo-nos à estrada, temos de encontrar motivos pelos quais nos esforçar. Quem quer correr a maratona está na disposição de sofrer em treinos diários, porque sabe qual o seu objetivo. Quais são os seus objetivos? Por que está a cortar custos? Será para garantir a segurança da sua família? O cumprimento de algum sonho? Ou simplesmente para poder ter alguma paz de espírito?

João Morais Barbosa
Opinião

O que têm em comum as Melhores Empresas para Trabalhar?

Rui Teixeira Manpowergroup
Rui Teixeira