A marca de vestuário Toms e o Malala Fund puseram à venda um lenço em que as receitas revertem totalmente a favor da fundação de Malala Yousafzai, a jovem ativista paquistanesa que, em 2014, recebeu o Nobel da Paz.
“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. A frase com que Malala ficou conhecida como defensora de melhores condições de educação para as raparigas e mulheres de todo o mundo está inscrita no lenço – com dois padrões inspirados na arte islâmica. Na Toms online custa 44 euros e a ambição do projeto é vê-lo como acessório de moda ao pescoço de milhares de mulheres, dos EUA ao Paquistão.
As receitas revertem para a organização de que Malala é cofundadora e que desenvolve programas humanitários em países como o Paquistão, Nigéria, Síria, Quénia e Serra Leoa. A missão do Malala Fund é criar condições para que todas as crianças do mundo tenham acesso a uma edução estável e de qualidade, promovendo a sua ascensão social.
Blake Mycoskie, fundador da Toms, afirmou estar “honrado” por participar na parceria com o Malala Fund.