A 13ª edição da Campanha Peluches para a Educação da Fundação IKEA angariou 1,1 milhões de euros para melhorar o acesso à educação de crianças que vivem nos países em desenvolvimento.
A fundação pediu a crianças de todo mundo que desenhassem por uma causa. Dos milhares de desenhos recebidos, dez crianças viram os seus desenhos tornarem-se realidade, ou seja, transformaram-se em peluches e foram postos à venda nas lojas Ikea de todo o mundo.
Por cada peluche vendido, foi doado €1 aos projetos educacionais da Unicef e da Save The Children.
Em Portugal, o montante angariado pela campanha foi de 136 mil Euros. Em simultâneo, o Ikea Portugal apoiou a nível nacional a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) com a iniciativa “Doe 1 Peluche, Ofereça Mais 1 Sorriso”, angariando 1 980 peluches e livros para as crianças apoiadas pela instituição.
Desde 2003, a iniciativa lançada nas lojas Ikea de todo o mundo permitiu angariar um total acumulado de 88 milhões de euros que já possibilitaram o acesso à escola a mais de 12 milhões de crianças em situação de pobreza ou vulnerabilidade social, em 46 países.
“A educação é o caminho mais sólido para sair da pobreza. Todas as crianças têm o direito à educação, mas sabemos que muitas ainda ficam para trás. A parceria da Fundação Ikea com a Unicef e a Save The Children, ao longo de 13 anos, ajudou-nos a responder a este problema de uma forma estratégica, investindo na melhoria da qualidade da educação em algumas das comunidades mais pobres do mundo”, afirma Per Heggenes, CEO da Fundação IKEA, em comunicado.