As grandes empresas mundiais, em especial nos países desenvolvidos, vão ter que introduzir profundas mudanças no seus objetivos e forma de funcionamento se quiserem atrair e reter os jovens talentos do futuro.
Ouvidos no âmbito da quarta edição do estudo Millennial Survey, da consultora Delloitte, a maioria dos jovens da chamada Geração Millennial afirma que as empresas devem focar-se cada vez mais nas pessoas e não no lucro. Os jovens dizem que pretendem trabalhar para organizações com um propósito.
Segundo o estudo, para seis em cada 10 membros desta geração, o sentido de missão faz parte da razão que os levou a escolher a empresa em que trabalham.
Como eles veem o mundo:
A Google e a Apple são as empresas vistas maioritariamente como líderes e inspiradoras para os jovens
Apenas 28% dos jovens sentem que a sua atual organização tira todo o partido das suas capacidades
As grandes multinacionais são cada vez menos atrativas para os jovens dos países desenvolvidos, que procuram empresas com espírito de missão
A maioria acredita que as empresas estão mais focadas na sua agenda própria do que em ajudar a sociedade
Os grandes líderes devem ter pensamento estratégico e serem inspiradores, afáveis e visionários
Empresas de tecnologia, media e telecomunicações são as mais atrativas para esta geração
* Inquérito realizado junto de 7800 jovens, de 29 países, nascidos após 1982, licenciados e a trabalhar, a tempo inteiro, em empresas privadas com mais de 100 funcionários